Ensopado de Cação e Hiratake

Eis uma receita autoral que inventamos recentemente. Não tem muita explicação sobre a origem, mas fomos imaginando o prato conforme comprávamos os ingredientes, portanto, vamos a eles:

– 2 postas de cação (400 g)
– 200 g de cogumelo hiratake rosa
– 2 cebolas médias cortadas em meias rodelas
– 1 pimentão vermelho pequeno, cortado em meias rodelas
– 1 1/2 xícara de tomatinho uva partidos ao meio
manjericão fresco (uns 2 ramos)
– 2 colheres de chá de cardamomo em pó (ou umas 2 bagas)
– suco de 1 limão
– 1 lasca de rapadura (1 colher de sobremesa)
cebolinha
sal

Na panela de barro, colocamos um pouco de óleo, a cebola, mais ou menos 1/2 colher de sopa de sal e a rapadura. Ligamos a panela (ela demora um pouco para esquentar), enquanto preparávamos os demais ingredientes. Conforme eram picados o pimentão e os tomates fomos acrescentando à panela. Fogo baixo e tampa, até obter um caldo.

Uma vez tendo o caldo, misture o manjericão e o cardamomo. Deixe ferver por mais 1 ou 2 minutos para pegar o sabor e já podemos começar com a fase final. Abra um espaço no meio da panela, ainda forrado com a mistura e forre também com cogumelos. Coloque as postas e cubra-as com a mistura das bordas, até você não poder mais vê-las. Agora espalhe os cogumelos uniformemente por cima de tudo, ocupando todos os espaços. Por fim, coloque água quente até um tanto que cubra as postas (mesmo sem poder vê-las). Não é necessário cobrir os cogumelos. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 20 minutos.

O ponto é quando o peixe estiver branco e com as lascas querendo se soltar. Coloque cebolinha por cima e está pronto para servir.

Para acompanhar fizemos uma coisa muito interessante. Arroz com pimenta três-não-comem. É uma pimenta daqui de minas, também conhecida como sete-molhos pelo que apuramos. Tem um aroma e um sabor delicioso. Basta colocá-la para cozinhar junto com o arroz. Porém, ela não pode abrir. Se abrir, solta o óleo das sementes e daí ficaria ardido demais, impossível de comer; daí o nome.

Anúncios

3 comentários em “Ensopado de Cação e Hiratake

  1. Dica: se o peixe for embora e sobrar caldo com legumes e cogumelos, guarde (congele) e faça um risoto depois… delícia! Para uma pessoa use 1/4 de xícara de arroz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s