Guacamole

Compramos no méxico um “molcajete“, um tipo de pilão (recipiente utilizado para macetar coisas). Ele é feito de pedra vulcânica e fabricado desde a época pré-colombiana. O abacate e os outros ingredientes são todos macetados nesse recipiente que também é usado para servir. O molcajete dá um charme especial para o prato, mas o guacamole pode ser feito em qualquer pilão ou em qualquer recipiente no qual se possa amassá-lo.

As variações em torno dos ingrediente do guacamole são muitas, principalmente quando comemos em outros países, que não no méxico. Por lá, o que comemos foi sempre um guacamole bem simples, sem tomate, cebola. Ele é só verde e bem pastoso, são ingredientes fundamentais: o avocado, alho e coentro. A textura é mais seca por causa do abacate que eles usam, aquele pequeno conhecido como avocado. Apesar do gosto ser semelhante ao abacate grande mais comum no Brasil, a textura deles é bem diferente. O brasileiro é bem mais mole e aguado. Pode ser usado no lugar do avocado, mas vai ser impossível conseguir a mesma textura.

– 2 avocados
– cebolinha
– 1 dente de alho grande
– suco de limão
– pimenta cayena picadinha (ela é forte, um centimetro de pimenta já dá um bom apimentado)
– coentro
– sal
– chipotle (molho apimentado, usamos um molho chipotle defumado da marca Tabasco)

Os ingredientes são colocados à gosto. Se você gosta bem apimentado coloque mais pimenta, vá experimentando e adequando ao sabor. O modo de fazer é simples, coloque o avocado em pedaços, o alho, sal e limão no seu pilão, comece a amassar e vá aos poucos acrescentando os outros ingredientes. Experimente, acerte o tempero e sirva!

Anúncios

Um comentário em “Guacamole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s