Escabeche 4: Porco

Apresento a vocês, caros leitores, a quarta variação da nossa escabeche, dessa vez dedicada ao porco, esse animal de carnes tão deliciosa. Já dizia meu garboso concunhado que “porco é vida”.

O processo é o mesmo da versão com lagarto, isto é, cozinha-se a carne primeiro, fatia-se e depois submete-se todos os ingredientes a novo cozimento de cerca de 15 minutos. Nesta nova versão, considerando que estávamos trabalhando com porco, decidimos utilizar temperos mais alemães como zimbro, semente de coentro e semente de mostarda, além de pimentas (branca e rosa), coentro em flocos e orégano.

Utilizamos uma peça de lombo de porco magra, com uns 700 g e 2 linguiças calabresas com cerca de 400 g. Enquanto selávamos a peça de carne, deixamos as linguiças, com pequenos furos, fritando na mesma panela e soltando gordura. Depois de selada, colocamos um pouco dos temperos, junto com água e um pouco de shoyu (não usamos sal) e deixamos cozinhar por 15 minutos. Depois de cozido, separamos o caldo da carne e deixamos esfriar na geladeira para retirar a gordura excedente com uma colher.

Outra inovação foi o uso de camadas de abobrinhas e tomates. Como nas outras versões, fizemos camadas intercaladas, dessa vez com alho, cebola, pimenta cambuci, lombo, linguiça, abobrinhas e tomates. Entre cada camada eu variava o uso de temperos em pequenas quantidades. Por fim, acrescentamos vinagre balsâmico, vinho tintovinagre comum e azeite.

Cortamos tudo com a faca cerâmica. Dá muita produtividade, mas tem que tomar cuidado para não cortar o dedo. Tirei mais uma lasca de pele, mas não chegou a machucar… por pouco.

Acidentes à parte, tanto eu como a Pri concluímos que esse foi o melhor escabeche de todos. Não podia ser diferente; é de porco.

Anúncios

2 comentários em “Escabeche 4: Porco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s