A extraordinária panqueca de pão-de-queijo da Clarice¹

¹Clarice = mãe do rafa, do pétia e da ana.

Na esteira da divulgação de coisas inspiradas em pão de queijo (na real – polvilho), meu amigo rafa colocou na roda uma impressionante panqueca, receita de sua mãe, que tem ingredientes de pão de queijo e que em pouquíssimos minutos fica pronta e é deliciosa.

Imediatamente após a divulgação, a pri correu para a cozinha e antes de eu chegar já estava com a massa toda misturada e pronta para fazer os discos de panquecas. As possibilidades são ilimitadas. Imagine ter a disposição um pãozinho com gosto de pão de queijo, porém leve, que você pode usar para fazer entradas, com molhos, ou sobremesas com geléias ou mesmo base para outras receitas. Digo um pãozinho porque a massa cresce de forma impressionante.

Mas sem mais delongas, segue a receita, na íntegra e nas palavras da própria Clarice (conforme e-mail enviado ao rafa). Só espero que eu não esteja infringindo nenhuma questão de direito autoral.

1/2 xc de água 1 ovo 2 colheres [sopa] óleo 1/2 colher [café] sal [é pouquinho] 1 colher [sopa] leite em pó [nunca tenho] 2 colheres [sopa] queijo ralado 1 xc de polvilho doce [se só tiver o azedo, ok] – na verdade, a receita pede 1/2 xc de azedo e 1/2 xc de doce, mas nem sempre tenho os 2 ao mesmo tempo]
 
não precisa batedeira nem liquidificador. 
Mistura bem, aquece uma frigideira de teflon, põe uma conchinha de cada vez, espalhe como para panqueca… espere soltar, vire… 
não tire brancona, deixe ficar um pouquinho douradinho pelo menos
vc pode rechear com geleia ou qlq coisa salgada… seu pai já comeu até com abobrinha refogada…
14 comentários em “A extraordinária panqueca de pão-de-queijo da Clarice¹

  1. Essa Clarice da panqueca de pão- de- queijo é minha cunhada e eu já degustei coisas maravilhosas feitas por essas mãos. As receitinhas dela são sempre surpreendentes.Certa vez comi um pãozinho caseiro coberto com gergelim, de morrer.Será que essa receita ainda existe??

  2. Humm… se a receita do pãozinho aparecer nós certamente iremos tentar!

  3. Minha mãe apavora, mesmo! Esses dias tive que fazer uma sardinha que eu nunca tinha feito e fiz apenas com as instruções dela. Inclusive temperei no olhômetro (porque eu não gosto de peixe e não ia provar) e o pessoal disse que ficou muito boa!

    Esse pão-de-queijo de frigideira é sensacional, já passei para várias pessoas e é sempre sucesso! Com geleia fica uma delícia =)

  4. Ah! Ganhei o dia! Essa receita sofreu alguma modificação ao longo do tempo desde q bati o olho na original… quis torná-la fácil a ponto de nenhum piá meu desistir de fazer… Mas, gente, qdo eu estiver morando em Sanandrés, vamos dar um jeito de nos encontrar, querida Claudia, querido Gus e até a querida Ana, q já to com saudade!

  5. fizemos com leite em pó e usamos só polvilho doce. Na verdade eu não entendo muito bem a diferença desses polvilhos… usei o que eu tinha. Alguém sabe me explicar qual a diferença?

  6. Mari, elabore mais… Afeta basicamente o gosto é isso? E o escaldamento faz o processo de gelatinização começar mais rápido deixando o pão de queijo mais… aerado?

  7. Muito legal !!estava aqui a pensar no que fazer de diferente para minha filhota antes dela sair para school entao me deparei com esta delicia..vou fazer agora mesmo..Quando ela acordar..voila…novidade na cozinha..depois conto como ficou..
    Com certeza ela ira compartilhar com os amigos na escola..moro em USA estes americanos adoram nossa comida..bem brasileira..
    obrigada por compartilhar..
    tenha um lindo dia..

  8. Hum….acabei de fazer..muito bom..coloquei um recheio de queijo e deixei derreter..Aff nao tem para ninguem..
    Amei…

  9. edna, que legal que você fez – e gostou! É realmente uma receita muito versátil! O que você usou no lugar do polvilho? (Ou então qual o nome do polvilho por aí?)

Deixe um comentário

