Arroz de Quiabo com Cordeiro acebolado

Introduzindo o Arroz de Quiabo, que não dá pra dizer que nós inventamos, porque eu achei agora várias receitas na internet, mas que de certa forma inventamos porque nunca tínhamos visto antes e não tínhamos qualquer referência.

Esse arroz de quiabo foi pensado para acompanhar uma mistura de linguiças de cordeiro e tiras de hambúrguer de cordeiro aceboladas. E por causa disso ganhou hortelã e cominho. Mas eu me adianto, quando deveria estar descrevendo o processo completo.

arroz de quiabo

– 6 quiabos médios cortados em rodelas bem finas
– 2 dentes de alho picados em cubinhos
– 1/2 xícara de arroz
sal
– 1 colher de chá de cominho
– 1 colher de sopa de hortelã seca
– um pouquinho de óleo
até 1 colher de sopa de curcuma (depende de quão amarelo você queira)

Frite o alho no óleo até dourar e depois acrescente o quiabo. Refogue um pouco até começar a ficar babento (coisa de 1 ou 2 minutos). Coloque o arroz, umas 2 xícaras de água e os temperos. Daí é só seguir o processo normal: deixe cozinhar com a panela semitampada até secar a água. Acho que você vai precisar colocar um pouco mais no meio do processo. Cuidado porque como o quiabo baba, você pode se enganar e achar que a água ainda não secou. Não tem problema se formar um pouco de borra; aliás, eu até recomendo.

cordeiro acebolado

– 4 linguiças de cordeiro fininhas, tripartidas
– 2 hambúrgueres de cordeiro, quadripartidos
– 1 cebola roxa pequena cortada em fatias bem finas
– um pouco de molho inglês
– um pouco de óleo
– um pouco de água quente

Numa panela grossa e alta, de preferência de ferro, coloque um pouco de óleo e as linguiças, ligue em fogo máximo e tampe. Depois de alguns minutos, destampe a panela. Vai estar uma sopa. Deixe secar toda a água e doure as linguiças. Quando estiverem douradas, libere o fundo da panela ou tire as linguiças. Coloque as tiras de hambúrguer no fundo da panela com cuidado e as linguiças por cima. Volte o fogo para alto novamente. Deixe fritar por uns 5 ou 6 minutos e vire as tiras. Agora você já pode espalhar as linguiças.

Quando estiver quase bom, coloque a cebola por cima e uma volta de molho inglês. Tampe a panela por pouco mais de um minuto para a carne pegar um pouco do gosto e aí pode tirar as linguiças e as tiras. Mexa bem a cebola que restou até ela murchar e retire também. Agora, coloque um pouquinho de água quente e mexa bem para tirar um pouco da borra. Deixe a água secar um pouco até atingir uma consistência legal, desligue e despeje e esse caldo na travessa.

O cordeiro fica ótimo com um pouquinho de limão siciliano e pimenta. Eu usei uma pimenta malagueta defumada que eu comprei num restaurante que se chamava Smoky Jô. Fizemos também uma saladinha de agrião e tomates para acompanhar. Sensacional!

Anúncios

Um comentário em “Arroz de Quiabo com Cordeiro acebolado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s