Bife acebolado

Neste domingo, de um fim de semana recheado de atividades pré-natais, antecipando a orgia alimentícia que se desenha na próxima semana, resolvi ater-me ao básico. Um bife acebolado, bem temperado, acompanhado de arroz sem nenhum tempero, lentilhas e abobrinha refogada com mostarda dijon. Neste post darei atenção ao prato principal.

Nosso bife acebolado contou com dois ingredientes básicos: 350 g de baby beef fatiado, 1 cebola roxa e 1/2 cebola normal cortadas em rodelas. Contou também com dois segredos: marinada de 1,5 hora sem sal e molho inglês.

Para a marinada eu usei orégano, páprica picante, uma mistura daquelas de alho, cebola e salsa (que só serve pra isso), vinho tinto e azeite. Não precisa cobrir a carne, só o suficiente para lambuzar todos os bifes. Tudo isso em um recipiente com tampa e geladeira durante 1,5 hora. Notaram que não foi sal? Importante para não ressecar a carne.

Depois de tudo quase pronto (arroz, lentilhas e abobrinhas em processo de refogamento), peguei a panela de ferro, coloquei um pouco de óleo de amendoim (dizem que é o melhor para fritar, pois aguenta temperaturas mais altas sem saturar) e quando estava bem quente, fritei os bifes em duas levas com 3 bifes cada uma. Usei a tampa por dois motivos: (1) não espirrar óleo pela cozinha inteira e (2) conservar o líquido da carne de modo que ela ficasse mais suculenta. O primeiro lado deixei mais tempo, até formar um caldinho por cima e depois virei. Ao virar, coloquei um golinho de molho inglês sobre cada bife.

Fritados os bifes, coloquei a cebola na panela com sal (lembre-se que a carne não tem sal) e uma colher de chá de açúcar. Refoguei a cebola até ela ficar muchibenta e coloquei um pouco de água quente para recuperar a borra (processo já consagrado aqui no gororoba). Cobri a carne com a cebola e fui pra galera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s