Tender pré-natal

Ao vasculhar o melancólico labirinto de prateleiras do Extra no último sábado nos deparamos com esta bolota de presunto que só dá na época de Natal – o tender. Que nada mais é do que um presunto temperado, coisa que os gringos comem na casa da vovó no lugar da macarronada de domingo. Mas é gostoso e isso é inegável. Compramos e resolvemos tentar alguma coisa diferente dos cortes em forma de losango, cravos e cerejas ao marasquino. Aproveitamos para pegar um abacaxi relativamente maduro e umas mexericas, daquelas tipo murcote (ou murkot, como estava escrito no cartaz).

Vamos àquela lista de ingredientes – o que a gente usou; você não precisa copiar igual.

– 1 bolota de Tender, cortada ao meio e depois em fatias de 1,5 cm
– 1 abacaxi descascado e cortado no mesmo princípio do Tender, mas com apenas 0,5 a 0,7 cm de espessura
– 8 mexericas murcote (elas era mini, do tamanho de um limão)
– bastante hortelã da horta
– 1 colher de sobremesa de zimbro
– 1 colher de chá de sementes de coentro
– 1 colher de chá de sementes de mostarda comum e escura (1 de cada)
– 1 colher de sobremesa de pimenta calabresa
– um pouco de azeite
– 1/2 copo de cachaça
– suco de 1/2 limão
– pimenta moída com liberalidade (temos no nosso moedor uma mistura de pimenta-do-reino, pimenta-rosa, pimenta-branca e pimenta-jamaica)

A primeira ideia foi fazer um marinado composto do suco de 6 mexericas, o 1/2 suco de limão, a pinga, azeite, bastante pimenta moída, metade do monte de hortelã e os demais temperos (soque o zimbro e as sementes num pilão). Colocamos o tender na mistura e completamos com água até estarem todos mergulhados. Isso ficou tampado na geladeira de sábado para domingo. Repare que não vai sal. Não precisa.

No dia seguinte foi montar o prato: fiz uma sequência com as fatias do tender intercaladas com fatias de abacaxi, como dá pra ver na foto. Entre elas, coloquei folhas de hortelã. Por cima de tudo eu coloquei raspas da casca das duas mexericas restantes e depois reguei com o suco delas. Isso foi para o forno. Enquanto assava (levou uma meia hora em fogo médio pra alto), coloquei o marinado numa panela e deixei fervendo até reduzir. Virou o molhinho de especiarias maneiro que colocamos por cima no final. O ponto do assado foi os abacaxis mais externos ficarem queimadinhos.

Servimos com arroz japonês (tava congelado de sábado) e batata-palha (herança da cesta de natal). A Pri também fez uma saladinha delícia de pepinos, tomates, ora-pro-nobis (trepadeira da horta) e orégano fresco (da horta), temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico. Delícia!

Anúncios

3 comentários em “Tender pré-natal

  1. Esse tender parece apetitoso! A comilança é o melhor do Natal…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s