Picanha de cordeiro na Sputnik

Para o almoço de domingo passado fizemos uma picanha de cordeiro assada na nossa churrasquerinha Sputnik de apartamento. Além da marinada de véspera, a Pri fez um molhinho de hortelã da nossa horta e abobrinha e berinjelas grelhadas.

Ingredientes da marinada

– 700 g de picanha de cordeiro (achamos congelada no Super Nosso)
– 1 a 2 copos de vinho tinto seco (é um vagabundo que a gente usa para cozinhar, né, por favor)
hortelã desidratada (para a marinada usei isso que eu já tinha; você pode, óbvio usar fresca)
noz-moscada
endro
pimenta-do-reino
manjerona fresca (essa sim da horta)
azeite 

Coloque a carne e esses ingredientes em uma vasilha que tenha tampa. Pode ser de vidro ou de metal. Misture bem a carne com os temperos. A carne tem que ficar parcialmente imersa no líquido. Note que nós não colocamos sal. Foi uma dica que vimos na TV. Isso evita que a carne resseque por osmose. Fizemos isso à noite, antes de dormir, para usar no dia seguinte no almoço.

Na hora de assar, espalhe sal grosso sobre a carne. Faça um fogo não muito forte, mas também não só brasa. Coloque a carne primeiro com a gordura para baixo e deixe queimar. A ideia é selar o lado da gordura de modo que ela não tenha como escapar se não para dentro da carne com todo o seu sabor. Quando der esse ponto vire e sele a carne do outro lado. Nessa hora eu ainda coloquei uma colher de chá de melado de cana por cima da gordura. Uma vez selado vá controlando para conseguir assá-la por completo. É difícil falar em tempo; eu mesmo não controlei.

Na hora que eu virei a carne, coloquei também a abobrinha e a berinjela (cortadas em 3 fatias cada). Por cima delas, um pouquinho de azeite, pimenta-do-reino e sal.

Ingredientes do molhinho de hortelã

– folhas picadas de 2 ramos de hortelãs tiradas da horta
azeite
pimenta (da nossa conserva)
sal
– um pouco de água quente

Coloque a hortelã em um recipiente pequeno, tipo um potinho de cerâmica e coloque água quente (fervida) até cobri-las. É bem pouco. Diz o Jamie Oliver que isso ajuda a puxar o sabor da hortelã. Coloque a pimenta bem picada, sal, complete com azeite até dar a quantidade e mexa bem. Esse molhinho você vai pondo sobre a carne com uma colher enquanto come. Delícia!

Essa coisa toda acompanha um bom arroz. Recomendo que você parta a carne em fatias finas antes de servir e cuidado para não perder o molhinho que sai da carne; é o ouro. Com um arrozinho no final fica espetacular.

Anúncios

2 comentários em “Picanha de cordeiro na Sputnik

  1. Gustavo, vc acha que rola de fazer isso num daqueles George Foreman da vida (peças mais finas de cordeiro, no caso) ou é muito arriscado?

    Valeu.

    Bjs!
    Dani Campelo

  2. Oi Dani!
    Acho que rola sim, com certeza! E use mesmo bifes, ao invés da peça inteira, mas nem precisa ser muito fino.
    Acho que vai fazer muito sucesso. Chega me deu água na boca só de pensar!
    Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s