Pão de banana (tipo rosca) sem sova

Pão rosca dupla face de banana com chocolate. Esse é mais um pão sem sova adaptado ao Brasil do livro da Nancy BaggettKneadlessly simple. Para saber mais sobre o livro e a adaptação que tenho feito veja um post antigo sobre o pão sem sova adaptado ao Brasil.

– 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de chá de sal
– 1/3 colher de chá de fermento biológico seco (como não é fácil encontrar a medida de terços de colher de chá, eu uso a medida de 1/4 de colher de chá cheia ao invés de rasa, faço um montinho modesto em cima da colher). No livro a medida é 3/4 de colher de chá, se você estiver nos Estados Unidos deve tentar com essa medida.
– 1 1/3 xícaras de banana bem madura amassada (aproximadamente 3 bananas)
– 6 1/2 colheres de sopa de mel
– 2 colheres de sopa de óleo vegetal (milho, canola ou girassol)
– 1 1/2 colheres de chá de casca de laranja ralada
– 3/4 xícara de água gelada
– 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina amolecida
– 1 1/2 xícaras de chocolate meio amargo picado
– 3/4 xícara de nozes picadas

Primeira etapa:
Numa tigela grande misture a farinha, o sal e o fermento. Coloque as bananas em uma tijela média, acrescente o mel, o óleo e a casca de laranja e a água e misture bem. Jogue essa mistura na tigela grande com a farinha e misture vigorosamente com uma colher grande (de pau), raspando das beiradas. Se a massa ficar dura para misturar com a colher, misture com a mão. Depois acrescente a manteiga (ou margarina) derretida e misture. A massa deve ficar dura e difícil de mexer. Se ela estiver muito mole, coloque mais farinha. Passe óleo vegetal na superfície da massa para que ela não resseque durante o longo período de descanso que se iniciará. Tampe a tigela com filme plástico. Para um sabor mais apurado, coloque a massa na geladeira por 3 a 10 horas. Essa fase da geladeira é opcional, faça se for conveniente. Depois do tempo na geladeira, coloque a massa em temperatura ambiente e deixe ela crescer por 12 a 18 horas (repare que você pode ir dormir, tirar a massa da geladeira de manhã quando acordar e sair pro trabalho). Se você estiver fazendo o pão no inverno (ou temperatura abaixo de 20 graus) embrulhe a tigela num cobertor.

Segunda etapa:
Misture a massa e coloque um pouco mais de farinha para ela ficar um pouco mais consistente. Depois acrescente o chocolate e as nozes picadas e vá dobrando a massa até que eles fiquem bem distribuídos na massa. Unte uma forma de pudim (com o furo no meio) e coloque a massa nela. Pincele manteiga derretida na superfície da massa e deixe, cubra com filme plástico e deixe a massa descansar por mais 1 1/2 a 2 1/2 horas em temperatura ambiente (pelo menos 20˚). Para acelerar esse processo você pode colocar a massa dentro do microondas junto com 1 xícara de água fervente e deixar por 1 a 1 1/2 horas (não é pra misturar a água na massa, mas deixar a água numa tigela separada só para esquentar o ambiente). A massa deve dobrar de tamanho durante esse período. Se você não tiver tempo para deixar ela crescer e depois assar, pode colocar na geladeira por 4 a 48 horas. Depois tira da geladeira e deixa ela dobrar de tamanho.

Prepare-se para assar:
15 minutos antes de colocar no forno aqueça o forno a 190ºC.

Asse:
Asse na prateleira mais baixa do forno por 25 a 30 minutos, até a parte superior ficar corada. Tampe com uma folha de papel alumínio e  continue assando por mais 15 a 20 minutos. Faça o teste do palito: se o palito quando enfiado no centro da massa sair limpo ou com poucos farelos na ponta, retire do forno e deixe esfriar. Se sair sujo com massa deixe assar por mias uns 15 minutos. Se você tiver um termômetro, veja se o centro da massa atingiu a temperatura de 98˚C a 99˚C. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

Sirva e guarde:
Como todo pão, esse também desenforma e corta melhor depois de frio. Depois de frio guarde o pão num saco plástico sem ar dentro ou com a menor quantidade de ar que você conseguir. Em temperatura ambiente dura por 3 a 4 dias. Também pode ser congelado no saco plástico, também a vácuo, por 2 meses. Para descongelar deixe em temperatura ambiente e esquente no forno (190˚C), por poucos minutos antes de servir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s