Udon com ora-pro-nobis

Está aí uma coisa que eu adoro e nunca tinha tentado fazer: udon. Na nossa versão, precisei dar uma incrementada porque a Pri estava querendo comer alguma proteína. E também não tínhamos cebolinha (que é um ingrediente fundamental). Mas tínhamos algo verde e fresco na varanda: ora-pro-nobis. Resolvemos tentar.

Ingredientes

– 200 g de udon (macarrão japonês utilizado em sopas)
– 1 sachê de hondashi (um caldo de peixe japonês em pó (tipo o nosso caldo de carne))
– 2 (a 3) colheres de sopa de shoyu
– 2 colheres de sopa de vinagre
– 2 colheres de chá de açúcar
– pedaço de 20 cm x 5 cm de alga marinha kombu (a mesma que é usada no missoshiro) cortada em tiras de mais ou menos 4 mm de largura (use uma tesoura)
– 2 ovos
– 2 colheres de chá de óleo de gergelim
– 10 folhas de ora-pro-nobis
ajinomoto
pimenta japonesa ou outra do seu gosto

É uma sopa muito simples de ser feita. Coloque em uma panela o tanto de água razoável para se cozinhar a quantidade de macarrão que você vai usar em uma panela. No nosso caso, 200g para uma jantinha leve para duas pessoas. Deve ser uns 500 mL de água, talvez um pouco mais. Ligue o fogo para já ir esquentando enquanto vai colocando os seguintes ingredientes: hondashi, shoyu, vinagre, açúcar, óleo de gergelim, ajinomoto e a pimenta. Misture tudo e espere ferver.

Coloque então o macarrão e mexa no início para que ele não grude. Coloque também a alga. Eles vão cozinhar por algo entre 6 e 8 minutos. Um pouco antes de ficar pronto (não sei dizer exatamente quando; teste o macarrão) coloque os ovos. Faça o seguinte: quebre cada ovo em uma tigela (para evitar surpresas). Coloque-os com cuidado na panela e não mexa imediatamente. Isso vai fazer com que ele cozinhe um pouco e não fique totalmente espalhado no caldo. Além de ficar mais bonito, a gema espalhada fica esquisita. Passados alguns segundos a clara vai começar a ficar branca e você pode dar pequenas mexidas, evitando a gema. Quando você ver que as gemas estão cozidas por fora, bata nelas com a sua colher ou espátula. A ideia é quebrá-las um pouco (veja o resultado na foto).

Quando estiver satisfeito com os ovos, retire do fogo e coloque as folhas de ora-pro-nobis por cima. Sirva em cumbucas que é mais legal. (Você provavelmente vai precisar de uma concha e um pescador de macarrão).

(Os mais puristas fazem o udon separado do molho, suponho que para facilitar na hora de servir, mas também para não correr o risco de ele ficar muito mole; o nosso deu super certo, mas acho que é uma alternativa caso você esteja meio tenso com a velocidade do preparo.)

Anúncios

4 comentários em “Udon com ora-pro-nobis

  1. Fiquei com vontade!!
    Vou comprar na feira do domingo. Não vai ser igual ao que vocês fizeram, mas vai dar para matar a fome.
    Continuem atiçando a gula do povo.
    Parabéns!

  2. Tia Rita, você tem 1 1/2 japonês na sua casa… o seu vai ficar melhor que o nosso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s