Cuca sem sova

Eu já tinha tentado fazer cuca umas duas ou três vezes. A massa até funcionava, mas a farofa era um mistério para mim. Toda vez ela derretia inteira quando ia pro forno e ao invés de uma farofa com os pedacinhos embolados ficava uma cobertura derretida. Não chegava a ser ruim, mas não tinha a cara de cuca. Essa foi a primeira vez que eu achei uma receita que dá o pulo do gato. Colocar a farofa depois de pronta na geladeira. Desse jeito você pode misturar bem todos os ingredientes sem se preocupar em ter as bolinhas que farão a farofa. A manteiga precisa ficar bem misturada à farinha e ao açúcar, se não ela derrete e lá se vai a farofa… Então, misture tudo sem dó, coloque a massa na geladeira e depois pique os pedaços para conseguir a farofa. Ficou perfeito. Ah! Para variar, esse é mais um pão sem sova adaptado ao Brasil do livro da Nancy BaggettKneadlessly simple. Para saber mais sobre o livro e a adaptação que tenho feito veja um post antigo sobre o pão sem sova adaptado ao Brasil.

Comece a Cuca pela Farofa:

– 1 xícara de açúcar mascavo (aperte o açúcar na xícara como se ele fosse ficar na forma da xícara)
– 3/4 xícara de farinha de trigo
– 2 colheres de chá de canela
– 1/4 colher de chá de sal
– 1/2 xícara de manteiga (ou margarina) amolecida
– 2/3 xícara de nozes picada (ou outra castanha de sua preferência)

Numa tigela média misture o açúcar mascavo, a farinha, a canela e o sal e destrua todas as bolinhas de açúcar que encontrar. Em seguida, coloque a manteiga até que ela se incorpore na massa. Jogue as nozes picadas e misture. Cubra a massa e coloque na geladeira por pelo menos 1 hora. Esse processo é fundamental, pois ele deixa a farofa dura. Você também pode fazer com antecedência e deixar na geladeira por até 3 semanas. Na hora de usar, tire da geladeira e pique a massa em pedaços médios que irão cobrir a cuca.

Massa:

– 2 1/3 xícara de farinha de trigo + 2/3 de farinha de trigo na segunda etapa
–  7 colheres de sopa de açúcar cristal (não funciona com refinado)
– 1 1/4 colher de chá de sal
– 1/2 colher de chá de fermento biológico seco (No livro a medida é 3/4 de colher de chá, se você estiver nos Estados Unidos deve tentar com essa medida.)
– 1 1/4 xícara de água gelada
óleo vegetal (milho, canola ou girassol) para untar
– 1/3 xícara de leite em pó
– 6 colheres de sopa de manteiga (ou margarina) amolecida (pode substituir por 4 1/2 colheres de sopa de óleo)
– 2 ovos batidos

Primeira etapa
Numa tigela grande misture 2 1/3 xícara de  farinha, 2 colheres de sopa de açúcar, o sal e o fermento. Jogue a água gelada na tigela e misture com uma colher grande ou espátula raspando das beiradas para o centro até a massa ficar uniforme. Se a massa ficar muito mole, coloque um pouco mais de farinha até obter uma massa firme, mas não muito dura. Se a massa estiver muito seca para incorporar todos os ingredientes, adicione um pouco de água, mas cuidado para não colocar água de mais, a massa deve ser firme.

Passe óleo vegetal na superfície da massa para que ela não resseque durante o longo período de descanso que se iniciará. Tampe a tigela com filme plástico. Para um sabor mais apurado ou por conveniência, coloque a massa na geladeira por 3 a 4 horas. Essa fase da geladeira é opcional, faça se for conveniente. Tire a massa da geladeira ou se você pulou essa etapa coloque direto a massa em temperatura ambiente e deixe ela crescer por 12 a 18 horas (repare que você pode fazer o pão de acordo com o seu horário livre). Se você estiver fazendo o pão no inverno (ou abaixo de 20 graus), embrulhe a tigela com um cobertor.

 Segunda etapa:
Em uma tigela média misture bem as 5 colheres de açucar que faltam, o leite em pó, a manteiga amolecida e os ovos batidos. Adicione aos poucos a mistura dos ovos e depois 2/3 de xícara de farinha na massa mexendo até incorporar e a massa ficar uniforme. Esse processo pode levar alguns minutos. Se a massa estiver muito mole adicione mais farinha para obter uma massa com conscistência bem firme.

Coloque metade da farofa na tigela da massa e dobre as beiradas da massa em direção ao centro para incorporar a farofa e arrumar o gluten. Unte uma forma de aproximadamente 23cm x 33cm e coloque a massa na forma. Aperte-a com a mão ou espátula para espalhar a massa na forma. Por cima, espalhe o restante da farofa. Cubra a forma e deixe descansar por 2 a 3 horas em temperatura ambiente (pemo menos 20˚C). Ou, para acelerar esse processo, coloque a massa dentro do microondas junto com 1 xícara de água fervente e deixe por 1 1/2 a 2 1/2 horas (não é pra misturar a água na massa, mas deixar a água numa tigela separada só para esquentar o ambiente). A massa deve crescer e quase alcançar a borda da forma. Se você não tiver tempo para deixar ela crescer e depois assar, pode colocar na geladeira por 4 a 36 hs. Depois tire da geladeira e deixe ela descansar (em temperatura ambiente ou dentro do microondas com a água quente) até  a massa dobrar de tamanho.

Prepare-se para assar:
15 minutos antes de assar coloque a prateleira do forno na posição mais baixa e  aqueça o forno a 180˚C.

Asse:
Coloque a forma no forno e asse por 30 a 40minutos, ou até o pão ficar corado e ao inserir um palito no centro do pão ele sair limpo. Se você tiver um termômetro instantâneo, verifique se o centro do pão atingiu a temperatura de 96˚C a 97˚C. Se o pão tiver muito corado e ainda não tiver assado por dentro, cbra com papel alumínio para terminar de assar. Quando achar que o pão está bom, asse por mais 5 minutos para garantir que o centro está assado. Retire do forno, deixe esfriar por 10 a 15 minutos e desenforme.

Sirva e guarde:
Espere o pão esfriar para cortá-lo, pois ele corta melhor depois de frio, apesar de ser ótimo ainda morno. Depois de completamente frio, guarde em um saco plástico sem ar dentro, ou com a menor quantidade de ar que você conseguir. por 2 a 3 ou até 4 dias em temperatura ambiente, ou congele por 2 meses.

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