Galinhada da Vó Mariza

Mariza, minha sogra – que agora é vó do oTo – foi quem fez uma deliciosa galinhada aqui em casa em Junho. Resolvemos reproduzi-las por ocasião da visita da minha mãe, minha tia e minha prima Heloísa. É uma receita relativamente fácil e absolutamente deliciosa.

(E colocar uma “vó” no título sempre ajuda a provocar interesse. Mais uma receita da série apelativa.)

– 10 sobrecoxas de frango (compramos 2 bandejas uma com pele e outra sem; daqui a pouco explico por quê)
– 1 cebola grande cortada em cubos
– 5 dentes de alho cortados em cubos
– 2 xícaras de arroz
– 1 maço pequeno de salsa
– 1 maço pequeno de cebolinha
curcuma
colorífico
pimenta-do-reino
sal
vinagre
óleo de gergelim

Remova a pele e a gordura das sobrecoxas e pique todos os ingredientes. Misture as sobrecoxas em um recipiente com sal (a gosto), um pouco de vinagre, a cebola, o alho, um pouco de pimenta-do-reino e um pouco de óleo de gergelim. Se você deixar marinando de véspera é melhor, mas a gente fez na hora e funcionou também.

Use uma panela grossa e grande. Nós temos uma panela de ferro que é perfeita para isso. Enquanto prepara a carne e os ingredientes, coloque 2 peles na panela em fogo alto. Deixe que elas virem torresmo. Esse será todo a gordura que usaremos na galinhada. Quando elas tiverem virado torresmo, coloque as sobrecoxas na panela ocupando todo o fundo. As que não couberem no fundo deixe encostadas na lateral. Note que virá um monte de cebola e alho junto. Isso é importante. Mas também é importante que não venha tudo.  Misture metade da salsa e da cebolinha com o caldinho de vinagre e o restante da cebola (a maioria)  e reserve.

Eu deixei a panela tampada no começo porque espirra muito, mas depois abra. Vai soltar muita água que precisa secar para que possamos dourar a carne. Essa é a parte mais demorada. Deixe-as lá quietas. A água vai secar, vai começar um barulho de fritura, a cebola e o alho vão queimar e começar a grudar. Está tudo dentro do script. Use uma espátula ou algo parecido para virar as sobrecoxas. Vá fazendo um rodízio até que todas estejam douradas. Enquanto isso vá fervendo água em uma chaleira.

Quando a carne estiver perto do fim, despeje o restante do tempero que está na vasilha separada. Coloque um pouco de água quente com cuidado porque pode espirrar e misture tudo muito bem. Seu objetivo é soltar tudo o que grudou no fundo da panela, isto é, a cebola e o alho queimados e outros resíduos de frango. Esse é o ouro da parada.

Feito isso, coloque o arroz, curcuma e colorífico (a quantidade tem a ver com a tonalidade que você quiser obter), misture um pouco e coloque água quente: 4 xícaras. Abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar. Existe uma mágica aqui que é o fato de sempre dar uma queimadinha e fazer uma borra. É parte do processo, mas fique ligado para que o arroz cozinhe por completo. Se a água estiver secando e o arroz estiver duro, coloque um pouco mais. No meu caso eu tive que abrir um buraco no meio do arroz para garantir que a água chegasse até o fundo; a panela estava muito cheia. Mas funcionou muito bem.

Quando ficar pronto cubra com o restante da cebolinha e salsa e sirva. É infalível!

Anúncios

3 comentários em “Galinhada da Vó Mariza

  1. Adorei o blog! A receita da galinhada tb. Eu costumo usar um pouco de shoyo. Gostei muito do seu método de refogar o frango. Ah, eu tb tenho um blog de receitas: http://www.tampopogourmet.com. Quando puder, faça uma visita. Boas aventuras gastronômicas!

  2. Maíra, essa galinhada também tem uma coisa candanga também… a dona da receita mora em Brasília há muitos anos.
    Você falou de shoyu. É uma ótima ideia. A gente tá querendo fazer uma “galinhada indiana”. A galinhada parece muito com uns mexidos indianos que a gente come em um restaurante aqui de BH. Fica aí a dica.
    Seu blog também é bem bacana. E descobri que você também classifica as receitas pelos ingredientes, como a gente. Que coincidência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s