Pão de chocolate sem sova


Eu tinha feito nos Estados Unidos uma versão desse pão de chocolate do livro Kneadlessly Simple da Nancy Baggett e lembrava que ele era uma delícia. Então, agora que a técnica do pão sem sova tem dado muito certo aqui no Brasil (para uma explicação detalhada veja o post Pão sem sova – adaptado ao Brasil), resolvi testá-lo de novo e ficou maravilhoso outra vez. O interessante desse pão é que ele faz as vezes de um bolo de chocolate, mas a massa é mais pesada, menos doce, com gosto forte de chocolate amargo e leva bem menos gordura do que um bolo. Ótimo para sua saúde e paladar!

– 2 1/2 xícara de farinha de trigo
– 1/4 xícara de açúcar cristal (não funciona com refinado)
– 3 1/2 colheres de sopa de cacau em pó
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de fermento biológico seco (Cuidado: Diferenças de temperatura e pressão entre os lugares podem pedir uma adaptação na receita. Em Brasília e nos EUA essa medida funciona, em São Paulo e BH eu tive que diminuir a quantidade de fermento para 1/2 de colher de chá de fermento.)
– 1 1/2 xícara de chocolate meio-amargo em gotas ou picado
– 1 1/4 xícara de água gelada
– 3 colheres de sopa de óleo vegetal (milho, canola ou girassol)
– açúcar cristal para decorar

Primeira etapa:
Numa tigela grande misture todos os ingredientes secos. Junte a água gelada e o óleo (aconselho misturar só 1 xícara de água e reservar 1/4 para adicionar se for necessário), jogue-os na tigela e misture vigorosamente com uma colher grande (de pau) até que os ingredientes fiquem bem misturados e a massa uniforme. Se a massa estiver muito seca adicione água, mas cuidado para não deixar mole demais. Passe óleo vegetal na superfície da massa para que ela não resseque durante o longo período de descanso que se iniciará. Tampe a tigela com filme plástico. Para um sabor mais apurado, coloque a massa na geladeira por 3 a 10 horas. Essa fase da geladeira é opcional, faça se for conveniente. Depois do tempo na geladeira, coloque a massa em temperatura ambiente e deixe ela crescer por 12 a 18 horas (repare que você pode ir dormir, tirar a massa da geladeira de manhã quando acordar e sair pro trabalho). Se você estiver fazendo o pão no inverno (ou temperatura abaixo de 20 graus) embrulhe a tigela num cobertor.

Segunda etapa:
Unte a forma de pão que você usará com óleo (23 x 13cm é o tamanho recomendado) e usando uma espátula coloque a massa na forma, unte a parte superior, faça cortes de 2 cm de profundidade e deixe a massa descansar por mais 1 1/2 a 2 1/2 horas em temperatura ambiente. Para acelerar esse processo você pode colocar a massa dentro do microondas junto com 1 xícara de água fervente e deixar por 1 a 2 horas (não é pra misturar a água na massa, mas deixar a água numa tigela separada só para esquentar o ambiente). A massa deve dobrar de tamanho durante esse período. Se você não tiver tempo para deixar ela crescer e depois assar, pode colocar na geladeira por até 24 hs. Depois tira da geladeira e deixa ela dobrar de tamanho.

Prepare-se para assar:
20 minutos antes de colocar no forno aqueça o forno a 180ºC. Tire o plástico da forma e jogue o açúcar cristal em cima da massa.

Asse:
Asse por 50 a 60 minutos, até a parte superior ficar corada e o palito quando enfiado no centro da massa sair limpo ou com poucos farelos na ponta. Retire do forno e deixe esfriar.

Sirva e guarde:
Como todo pão, esse também desenforma e corta melhor depois de frio. Mas quem resiste ao chocolate?! Depois de frio guarde o pão num saco plástico sem ar dentro, ou com a menor quantidade de ar que você conseguir. Em temperatura ambiente dura por 3 a 4 dias. Também pode ser congelado no saco plástico, também a vácuo, por 2 meses. Para descongelar deixe em temperatura ambiente e esquente no forno (190˚C), por poucos minutos antes de servir.

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