Tempero: semente de mamão

Já não me lembro porque eu estava lendo uma apostila informativa da Embrapa sobre aproveitamento de resíduos do processamento mínimo de frutas e hortaliças, quando vi uma informação que desviou minha atenção: “mamão: utilização das sementes, após secagem, como substitutas da pimenta”. Interessante, comemos pelo menos 1 mamão por semana, como algumas sementes, mas grande parte vai pro lixo. Resolvi experimentar seca-las e usar como pimenta. A semente tem pictina e por isso é associada à pimenta, mas é pouco ardida, prefiro categoriza-la como tempero.

Para experimentar, usei as sementes para temperar um lombo que depois eu fiz na panela de ferro, ficou delicioso. Desde então, criei um vidrinho de tempero para a semente de mamão e ele fica sempre abastecido. Já usei em diferentes receitas e tem dado ótimos resultados. Vocês verão que uma série de receitas com semente de mamão aparecerão por aqui. Experimentem!

Dizem que as sementes secas também têm poderes medicinais. São emenagogas (provocam menstruação) e carminativas (reduzem gases intestinais). Só não sei quanta semente deve ser ingerida para conseguir esses resultados. Segundo conhecimentos antropológicos da minha amiga Elen, índias de uma tribo que ela visitou comiam sementes de mamão como anticoncepcional. Mas atenção, não há comprovação científica, os biólogos estavam estudando o caso. Portanto, não deixe de usar um método contraceptivo, a não ser que você esteja louco por um filho.

Anúncios

11 comentários em “Tempero: semente de mamão

  1. Você estava pesquisando sobre proporções de farinhas estranhas (tipo de cenoura ou beterraba) em pães…

  2. Meu irmão mandou essa da semente de mamão pra gente e minha mãe já colocou um monte de sementes pra secar. Ainda não experimentamos como tempero, mas imagino que fique bom, mesmo!

    Acho que não é bom mulher grávida comer, porque pode ser abortivo. Acho que é mais abortivo que contraceptivo, como o chá de canela, que também provoca a menstruação. Mas não sei, né, just guessing.

  3. Ana, mande notícia quando experimentar!
    Quando ao poder medicinal, é bem possível que seja abortivo, mas deve ter que comer muita semente… eu duvido um pouco que a quantidade usada para temperar seja suficiente para um aborto. Enfim, temos só hipóteses.

  4. Enfim o tempero ficou pronto!
    Minha mãe está usando em cima da comida, mesmo. Fica bem diferente, uma delícia!
    Ontem ela fez uma omelete e jogou um pouco por cima, ficou muito bom =)

  5. Putz que pena!! Fiquei tentada a provar, mas estou grávida e me deu medinho!! hehe Não acredito que seja abortivo, dizem o mesmo da canela. se fossem abortivos não seria permitido a venda, não é mesmo?! Mas é melhor previnir!! Mas já guardei para usar em 2012!! hehe

    Abraços!

  6. GOSTEI DA IDÉIA, MAS COMO FAÇO A SECAGEM DA SEMENTE?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s