Ora-pro-nobis

Adoro passear por supermercados novos prestando atenção em coisas diferentes. Quando me mudo de cidade essa é a minha primeira diversão. Foi assim quando fui pra São Paulo, pra Indianápolis e agora aqui em BH. Na minha primeira ida ao supermercado mais perto de casa descobri um pão de forma com ora-pro-nobis. O quê? Eu e o Gu investigamos toda a embalagem do pão, ollhamos bem a massa para tentar ver o que seria ora-pro-nobis. Desconfiamos que devia ser o nome regional de alguma erva que chamávamos de outra coisa. Mas, como não encontramos nenhuma resposta olhando para o pão, resolvemos comprar para experimentar. Mal cheguei em casa, perguntei ao Google e descobri que ora-pro-nobis é uma planta muito comum em Minas. (Estranho, tenho família mineira, mas nunca vi isso antes…) Diz a Wikipédia:

“Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latimrogai por nós“, é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas[1]. Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol.

A propagação dá-se por estacas. Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava: Ora pro nobis.

O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, e o termo aculeatavem do latim e significa espinho, agulha.

É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fom e.”

Lindo, comprei um pão super nutritivo, mas que gosto tem isso? Comemos o pão e nada, o sabor da ora-pro-nobis era irrelevante combinado à tanta farinha. Passei a prestar muitíssima atenção às folhas no mercado, precisava achar a folha fresca.

Para minha felicidade, na primeira vez que fui ao Oba daqui encontrei Ora-pro-nobis!  Apesar da internet informar que as folhas dão no quintal e que as pessoas pegam no pé, minhas primeiras folhinhas embaladas em uma bandejinha de isopor custaram quase 3 reais. Segundo o Gustavo, as folhas parecem folhas de árvore. São espessas como um espinafre, mas são lisas. Ao mastigá-las cruas sente-se uma baba do tipo de quiabo, mas cozidas não criam baba, só ficam moles como toda folha cozida. E o gosto? Sinceramente, elas não tem muito gosto.

É comum come-las com polenta, ou colocá-las no frango cozido. Eu fiz de tudo com elas, comi crua junto com a salada, coloquei num frango cozido, coloquei no molho de um macarrão e por fim acabei com elas numa tortinha de legumes, dessas que se faz com tudo que está na geladeira e  massa de liquidificador. Tudo gostoso, saboroso (ela não interferiu no sabor de nada!) e rico em ferro! Viva a culinária saudável, se eu tivesse em casa enriqueceria meus pratos frequentemente com ela.

Anúncios

7 comentários em “Ora-pro-nobis

  1. Conheci esta planta aqui em Cuiabá, minha mãe ganhou de uma vizinha nossa. Volta e meia ela trás pra gente, minha mãe faz refogada, eu gosto!

  2. Anyusha! Não tentamos refogada. Tô vendo que precisamos fazer muitos outros experimentos.
    Beijos pra você e para os seus pais. Saudades!

  3. NO JARDIM BOTANICO DE S,P TEM UM PÉ ENORME DESTA PLANTA.QDO EU ERA CRIANÇA E MORAVA EM MG,COMIA SEMPRE! ABRAÇO

  4. Olá tbém moro em cuiabá e estou procurando alguem que tenha muda, pois não consigo encontar em viveiros. Se você puder me ajudar ficarei mto grata.

  5. Esta planta tem vários nomes, ORA PRONOBIS,FURA TACHO, BERDUEGA, é comestivel contem vários tipos de vitamina, Tais com ,ferro,foi muito usado depois apareceu o ALMERÂO e COUVE.Parou a procura.
    Nós temos também um legume muito rico em vitamina.Chama CARIRÚ BRANCO,

  6. Fala, Geraldo!
    Nunca ouvi falar do Carirú Branco. Taí uma coisa para ser investigada!
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s