Macarrão com Salsicha – um clássico

Neste 15 de Novembro, 121 anos da República, trazemos um CLÁSSICO: Macarrão com Salsicha. Ao que parece as pessoas não botam muita fé nesse prato, o que é um grave erro. Cheguei ao ponto de ficar ofendido quando, ao comentar sobre minha realização sabática, alguém trouxe “miojo incrementado” para a conversa. Meu macarrão com salsicha é uma gororoba, mas nem por isso é chula. Vocês verão, a começar pelos ingredientes:

– 300 g de talharim (tínhamos um pouco de bavette e talharim; ok, mistura bizarra, mas a melhor pedida é o espaguete básico)
– 3 salsichas viena (portanto, não é qualquer salsicha!) cortadas em rodelas bem finas
– 2 ovos
– 1 cebola média cortada em quartos de rodelas finas
– 1 latinha de extrato de tomate (aquela pequena)
mostarda
açúcar
coentro fresco
sal
– manteiga
(ou margarina)

Comece refogando a cebola com manteiga e um pouco de sal. Quando ela ficar transparente, coloque 1 colher de sopa de açúcar. Isso mesmo, o molho é adocicado. Mexa mais um pouco até ficar com a consistência de uma calda. Coloque os ovos e abaixe o fogo. Deixe-os cozinhar um pouco, mexendo de vez em quando (com cuidado!) apenas para não deixar queimar. Eu, de vez em quando abro um buraco e mexo a panela para que as partes não cozidas encontrem o fundo. Quando a clara já estiver toda branca, comece a mexer tudo. É como fazer ovos mexidos, mas eles têm que ficar bem mais secos do que o que se come no café-da-manhã, mexa com vontade, para não queimar e não grudar; o que vai acontecer é vão ficar pequenos flocos de ovos, misturados com a cebola. Pense em uma carne moída e você vai entender o ponto.

Atingido o ponto dos ovos, coloque as salsichas e misture bem até que as rodelas comecem a ficar um pouco torcidas. Coloque o extrato de tomate com um pouco de água e mexa bem. Coloque um pouco de mostarda (tipo Hemmer mesmo), mais ou menos uma colher de chá e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo até atingir o ponto desejado para o molho. Quando estiver perto da hora de desligar, coloque um pouco de coentro (uma grande pitada usando todos os dedos é suficiente).

Pronto. Monte o prato com o macarrão e o molho por cima. Naturalmente, vai muito bem com parmesão. E ai de quem disser que isso não é delicioso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s