Salada Santaella

De vez em quando a gente vai jantar na casa da Lucia Santaella e lá sempre tem uma salada deliciosa de leguminosas: lentilha, soja e grão de bico. O pulo do gato para ela ficar perfeita é o tempo de cozimento de cada grão e os temperos. O caldo de legumes na água de cozimento faz toda a diferença e o coentro combina muito bem. Os que odeiam coentro podem substituir por salsa, mas não vai ser a mesma coisa! Além de gostosa a salada é super saudável. Como dá um pouco de trabalho cozinhar os grãos, depois de cozidos eu congelo uma parte e termino o preparo da salada em outros dias. Para as mulheres de tpm, uma dica, grão de bico é ótimo para acalmar os nervos e essa salada pode ser um ótima opção para introduzi-lo no dia-a-dia.

– 1 xícara de Soja em grãos
– 1 xícara de Grão de Bico
– 1 xícara de Lentilha
– 1 1/2 tablete de Caldo de Legumes
– 1/2 maço de Coentro e 4 ramos de Cebolinha lavados e picados (o coentro pode ser picado bem grosso para que suas folhas não desapareçam)
– 1 Cebola picada em cubos pequenos (se for cebola roxa dá pra colocar crua se for branca é bom escaldar antes)
– 1 lata de Atum (opcional)
– Azeite e Limão a gosto

Coloque água até a metade da sua panela de pressão. Junte 1 tablete de caldo de legumes e a soja em grãos. Tampe a panela e depois que der pressão cozinhe por 20 minutos. Tire a panela do fogo, tire a pressão da panela, abra a tampa e retire com uma espumadeira os grãos cozidos da panela. Deixe os grãos esfriarem em uma tigela. Coloque o grão de bico junto com o 1/2 tablete de caldo de legumes na panela com a água que cozinhou a soja. Se o volume de água tiver baixado muito acrescente mais um pouco. Tampe, leve ao fogo e deixe na pressão por 15 minutos. Retire do fogo, tire a pressão, retire os grãos cozidos e coloque-os na mesma tigela dos grãos de soja. Coloque a lentilha na panela com água e cozinhe sem pressão por 15 min. Verifique se ela está ao dente. Coe a lentilha, junte-a aos outros grãos e jogue a água da panela fora.

Junte na tigela o coentro, a cebolinha e a cebola picados (a celola pode ser escaldada ou crua, em cubos ou em rodelas, depende do gosto. Se optar pela cebola crua sugiro deixá-la de molho em água depois de cortada, isso suavisa seu sabor). Se for usar atum, acrescente-o também. Tempere com azeite e limão a gosto e sirva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s