Chili

Quando eu fui para o Texas no Natal encontrar a Priscila e um casal de amigos – David e Dani – a gente cozinhou um monte, fez vários jantares, ceia de Natal, de ano novo, enfim, comemos bem. Vou dizer que comemos melhor em casa do que na rua.
Numa destas idas ao supermercado para comprar ingredientes eu esbarrei com uma Mistura para Chili e comprei. Infelizmente ele não vem com uma explicação muito objetiva sobre os ingredientes, mas tenho certeza de que não é difícil reproduzir o pozinho. Vocês vão dizer que eu roubei mais uma vez, mas vá lá, meu Chili ficou delicioso. Vejam o que eu usei:
– 5 colheres de sopa de Mistura para Chili (você pode encontrar receitas na internet)
– 200 g de Feijão Roxinho (parece o carioca, mas é maior; você pode usar outro se quiser)
– 400 g de Carne Moída
– 2 Tomates picados
– 1 Cebola pequena picada
– 1/2 Cabeça de Alho picada
– Louro a gosto
– Dil (Endro) a gosto
– Sementes de Coentro (a gosto)
– Coentro a gosto
– Sal
– Açúcar
Esse feijão é duro pra burro. Se você puder/se lembrar, deixe o de molho por algumas horas. Se não, não tem problema, só vai demorar mais para cozinhar. Como ele demora, comecemos por ele. Coloque o feijão, o Louro e as Sementes de Coentro na panela de pressão e coloque bastante água; tem que cobrir o feijão e ainda sobrar um pouco; ele vai puxar muita água (vai puxar menos se você deixou ele de molho). Esse feijão só ficou bom depois de eu cozinhá-lo por 45 minutos. Mas não dá pra deixá-lo lá e esperar esse tempo todo, pois você corre o risco de queimá-lo se a água não for suficiente. Abra de vez em quando depois de meia hora e veja se precisa de mais água. No final deve sobrar um feijão com um pouco de caldo. Não deixe o feijão muito mole, pois você ainda terá que misturá-lo com a carne e você não quer que ele desmanche.
Quando estiver faltando uns 15 minutos para acabar o cozimento do feijão, comece a trabalhar com a carne. O processo é refogar o alho e a cebola. Eu gosto de por açúcar nessa parte e eu não ponho açúcar só de alegre, ou para deixar a comida mais calórica; é porque ele tira um pouco da acidez. Misture a carne e refogue-a bastante, sem pressa. Quando ela começar a grudar no fundo da panela, coloque seus tomates para eles soltarem um pouco de água e recuperar essa borra (ela é deliciosa). Pode deixar o a carne em fogo baixo, mexendo de vez em quando até o feijão ficar pronto.
Quando o feijão estiver pronto, misture tudo. Coloque a Mistura para Chili e os outros temperos. Vá misturando, com o fogo médio ou baixo até atingir uma consistência boa. E daí é só servir. Você pode servir com tortilhas, colocar um queijo tipo mussarela ralada por cima para ele derreter e até Parmesão. A gente comeu com Arroz Integral.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s