Bolo de Laranja com casca

A receita desse bolo é da tia Maria Angélica. Ele é delicioso e com sabor de laranja acentuado por causa da casca da laranja. É um bolo simples que você pode fazer no dia-a-dia para o lanche, café-da-manhã… Mas um dia eu vi no technicolorkitchen uma receita de bolo de laranja com calda e ele tinha essa apresentação linda. Eu quis testar a apresentação do bolo, mas troquei a receita da massa pelo meu preferido bolo de laranja com casca. Acho que o bolo de laranja com casca combinou muito bem com a sua aparencia de laranjas inteiras. Basta olhar para ele para perceber que se trata de um bolo de laranja com casca!

Cobertura de laranja:
– 1 xícara de Açúcar
– ½ xícara (125ml) de Água
– 2 Laranjas grandes, com a casca, em fatias finas

Para fazer a cobertura coloque o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Adicione as fatias de laranja e cozinhe por 10-15 minutos ou até que a fruta esteja macia. Retire do fogo e reserve.

Massa do bolo de laranja com casca:
– 1 Laranja inteira sem sementes, picada
– 3 Ovos
– 2 xicaras de chá de Açúcar
– 3/4 xicara de Óleo
– 2 xícaras de chá de Farinha de trigo
– 1 colher de sopa de Fermento
– 1 xícara de Nozes ou Amêndoas picadas pequenas
– uma pitada de canela

Bata no liquidificador a laranja picada, os ovos, o açúcar e o óleo. Numa bacia misture a farinha, o fermento, as nozes picadas pequenas e a canela. Jogue aos poucos o líquido na bacia misturando até incorporar as duas partes.

Forre uma forma com papel manteiga. Arrume as fatias de laranja no fundo e nas laterais da forma, sobre o papel, e reserve a calda. Despeje a massa de bolo sobre as laranjas e asse por 50-60 minutos (faça o teste do palito). Tire do forno. Deixe o bolo esfriar por 20 minutos antes de desinformar. Desinforme o bolo e se quiser derrame parte da calda sobre ele para ficar com uma cobertura brilhante.

Sirva a caldinha numa molheira à parte.

Anúncios

11 comentários em “Bolo de Laranja com casca

  1. ele fica lindo com as rodelas de laranja, pronto pra festa! Para dias de pressa, vale a pena fazer sem o enfeite, pois a massa é deliciosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s